quinta-feira, 18 de março de 2010

Caipirinha


A caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes.
Caipirinhas geralmente são preparadas para um copo de cada vez, já que seus ingredientes são em quantidades tão irregulares que é muito complicado fazer uma divisão igualitária.

Ingredientes:

Gelo
Cachaça 1 cálice
limão: 1
Açucar: 2 colheres de chá

Como fazer:

* Corte o limão em pedaços; algumas pessoas preferem descascar parcialmente.
* Esmaga-se os pedaços do limão com um socador para liberar o suco do limão; socadores, ou pilões, de madeira especiais para essa tarefa são fáceis de ser encontrados.
* Adiciona-se cubos de gelo (água se preferir) e 'soca'. (Os brasileiros geralmente preferem cubos de gelo a gelo picado).
* Adiciona-se uma ou duas colheres de chá de açúcar.
* Finalmente, adiciona-se 20 a 50 ml de cachaça.
* Deve ser mexido já que é muito difícil de mexer suficientemente bem.

Como servir

O drink é servido em copos baixos e largos com palitos de madeira ou dois pequenos canudos que auxiliam na mistura da bebida.

Caipirinha no mundo

Gozando de grande popularidade mundo afora, inúmeras variações dessa bebida são conhecidas. Em algumas regiões, açúcar mascavo é usado ao invés do refinado. Mesmo no Brasil, podem ser encontradas variantes com adoçantes artificiais para os preocupados com o açúcar, ou com uma grande variedade de frutas. Além disso, a cachaça algumas vezes é substituída por vodca (caipiroska, marca registrada pela Smirnoff), Licor Beirão (conhecido por caipirão), ou rum (caipiríssima, marca registrada pela Bacardi). Caipirinhas de saquê ou vinho (caipivinho) também são feitas.

Na verdade, a caipirinha é um dos sabores do que os brasileiros chamam de "batidas", que são drinques de frutas feitos com cachaça. Portanto, pode-se substituir o limão por outra fruta e conseguir drinques muito bons. As batidas de morango, maracujá e coco também são populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário